"Septivium" designava, durante a Idade Média, a totalidade das artes liberais.Constituído pelo "Trivium" e pelo "Quadrivium".Implica que nenhum assunto será vedado.Relembra também as nossas raízes Cristãs.

07
Nov 09

 

Há uma permanente tensão. Entre a interioridade e a exterioridade.

Mas não creio que nos possamos limitar a um fechamento em torno de si mesmo. À mera pretensão de aprimoramento pessoal. Bem sei, a minha alma e Deus. Mas não podemos esquecer… a Igreja. E com ela o Mundo.

 

Uma total renúncia ao mundo é algo próprio dos gnosticismo. Produto da assumpção da total corrupção da criação. Talvez por ser o produto de uma outra divindade. De um demiurgo… mau.

 

Não assim com o Cristianismo.

O Deus criador é também o Deus redentor.

 

Meus amigos, não esqueçamos que Deus é o Princípio e o Fim. O Alfa e o Ómega. Que tudo começou a existir por meio d’Ele. Que Ele está no mundo e este é d’Ele. Que é n’ele que existimos. Que nós somos templos de Deus e que o Seu Espírito em nós habita. Que somos membros de Cristo. Que nada nos pode afastar de Deus. Que tudo procede de Deus. Que é Deus que opera tudo em todos. Que haverá ressurreição dos mortos. Que Cristo é primícia dos ressuscitados. Que Deus será tudo em todos. Que o Reino é semelhante a um grão de mostarda ou ao fermento, que se desenvolvem, evoluem, crescem. Que nós subsistimos em Cristo, tal como as varas subsistem na videira. Que o Mundo e o Homem são guiados por uma providência de amor pessoal. Que ainda não se manifestou o que havemos de ser.

 

“Seja feita a Sua Vontade.”

Sim, que ela seja feita.

E de que modo?

Por Deus. E por nós, em co-actuação com Ele. Até ao dia em que O veremos tal como Ele é. E nos tornemos unos com Ele. No gozo da Infinita plenitude da vida trinitária. Porque, não nos esqueçamos, “Deus fez-se Homem para que o Homem se faça Deus”. A divinização do Homem, e com ele de tudo o resto, é o Fim de toda a Criação.

publicado por J às 16:50

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO